ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

 




            Algo precisa ser feito (sempre)! Claro é pensar que não fazer nada já é fazer algo (a questão aqui é (não) agir deliberadamente, sem reflexão. Ficar inativo é a (quase) certeza do erro – para aqueles que não tem esperança. Assim, é preciso agir desesperançadamente! Mesmo que não se tenham todas as respostas. Com algumas perguntas chaves já se consegue fazer muita coisa de construtivo.

Ok. Então é preciso agir. Fato. Como fazê-lo? Listar as oportunidades. Quais seriam elas? Esse é o ponto. Estar atento. Primeiro observar. Digo, ser curioso. Inquieto. Sempre buscando novas informações. A partir dessa postura ativa, ao achar algo que lhe chame a atenção. Aprofundar a todo custo. Acredito que aí estão as chaves que abrem o castelo!

Um reparo. Filtrar o que é superficial. Mesmo que aja limitações na sua formação. Algumas décadas de vida sempre representam um volume de experiências empíricas que será um norte. A par disso, ler é um santo remédio. Mas, note, é ler. Não estou aqui ponderando sobre vídeos, documentários... Até é bom... Mas, cuidado com a perda de tempo. Há muita coisa de pouca profundidade e repetitiva por aí (a grande maioria desse blá blá blá todo não vai além do óbvio). Ao revés, funciona por um tempo, porque muito pouca gente vai além da superfície. Mais do mesmo, por um tempo razoável, vai limitar o seu campo de visão tendenciosamente. Talvez até de uma forma incapacitante (definitivamente).

Minha percepção. Os influencers estão sempre falando para principiantes. Até um certo ponto. Ou seja, quando você for um principiante, serve. Depois é pura perda de tempo. A não ser que você seja (ou queira ser) um influencer. Ai, o que está em jogo é o aprofundamento das técnicas de publicidade, retórica, oratória, aspectos técnicos e edição de vídeo e fotografia. A premissa continua de pé. Há aprofundamento. Só que em assunto diverso (do que lhe importa, não sendo influencer).

Retomando. Fase anterior à concepção de uma estratégia de ação. Mover-se para todos os lados. Definido um lado, depois de um razoável tempo de aprofundamento imersivo (de qualidade), seguir em frente, cada vez mais longe. Cada vez com maior musculatura intelectual. De modo a se apropriar daquele nicho de mercado. Daquele ramo do conhecimento.

Afinal em terra de cego, quem tem um olho é rei. É quase como um ensaio sobre a cegueira.



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